quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Proposta de Projeto


Ativ_1_2_karine

PROPOSTA DE PROJETO

1- IDENTIFICAÇÃO

Nome do cursista:
Karine Medeiros Souza
Nome da Escola:
Escola Municipal Ribeiro Junqueira – Leopoldina - MG
Série:
9º ano do Ensino Fundamental

 

2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA/Definição do Tema

Fases da Revolução Industrial

 

3- JUSTIFICATIVA

   Conhecer as fases da revolução industrial para compreender o progresso econômico da sociedade e suas conquistas trabalhistas que interferem até os dias atuais.
   Portanto, devemos fazer com que os alunos façam um resgate crítico da importância das revoluções industriais, bem como, os seus impactos para o meio-ambiente e as condições de vida da sociedade.

 

4- OBJETIVOS

  • Conhecer o processo da revolução industrial desde o século XVIII;
  • Desenvolver o senso crítico a respeito das mudanças econômicas, tecnológicas e ambientais na sociedade;
  • Identificar e diferenciar tecnologias atuais e antigas;
  • Reconhecer tecnologias antigas que são usadas até hoje;
  • Compreender a importância que os avanços de meios de transportes tiveram para toda essa evolução;
  • Conhecer as conquistas dos direitos trabalhistas.

 

 

 

 

5- DISCIPLINAS/CONTEÚDOS

  • HISTÓRIA
- Será feito  todo o trabalho de pesquisa do processo da revolução industrial desde o século XVIII, separando em fases, pesquisando direitos trabalhistas e  sistema de governo de cada época.
  • PORTUGUÊS
- Produção de textos e apresentação oral sobre o assunto.
  • ARTES
- Confecção de cartazes utilizando figuras e desenhos dos recursos utilizados em cada época;
- Apresentação de materiais (carvão, tecidos, materiais em miniaturas como: carros, aviões, telefones, rádios...);
- Confecção de maquetes: ferrovias, navios, produção de energia...
- Apresentação de novas tecnologias (computadores, celulares, ipods...)
- Produzir folders com o cronograma da apresentação da feira para convidar o público;
- Pesquisar e apresentar culturas de cada fase da revolução industrial.
  • MATEMÁTICA
- Pesquisar e apresentar as medidas que eram usadas na época para calcular valores dos produtos;
- Mostrar gráficos com números de produção e/ou datas dos avanços tecnológicos;
- Pesquisar e mostrar gráficos sobre os impactos ambientais causados pela evolução da tecnologia;
  • CIÊNCIAS
- Pesquisar e apresentar problemas causados ao meio ambiente devido aos avanços industriais e tecnológicos;
- Sugerir soluções para correção desses problemas causados ao meio ambiente.
  • GEOGRAFIA
- Pesquisar e apresentar mapas identificando cada país estudado.
  • INFORMÁTICA
- Produzir slides com a ajuda de um professor ou funcionário capacitado.

 

6- METODOLOGIAS/CRONOGRAMA

   O projeto será desenvolvido com a ajuda de professores. O trabalho de pesquisa será realizado por alunos e apresentados em sala de aula para a turma como pré-apresentação do projeto ao público.
   Cada professor deverá ficar responsável por sua disciplina e organização de grupos.
   Depois do processo de pesquisa e pré-apresentação dos trabalhos será realizado uma feira no ambiente escolar para os alunos apresentarem aos pais, professores, colegas e comunidade escolar toda pesquisa realizada.
   A feira será montada como estandes em salas de aula, cada sala representará uma fase da revolução industrial.
   Os covidados receberão antecipadamente os folders para se organizarem durante a visita (saber em qual sala entrará primeiro para acompanhar o processo da revolução).
   No interior das salas de aula, serão divididos grupos para apresentar: a história, a cultura, as pesquisas de estatísticas, as questões ambientais e os mapas.
   Os trabalhos apresentados poderão contar com slides e pequenas produções de filmes.
   O projeto será trabalhado no início do 4º bimestre no período de 1 mês para organização, pesquisas, pré-apresentação e dois dias com duração de 2h e 30min cada dia para apresentação da feira.

 

7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

   Livros didáticos, computadores, cartazes, data show, materiais em geral para os trabalhos de artes, carteiras.

 

8- REGISTROS DO PROCESSO

   Aula expositiva.

 

9- DIVULGAÇÕES DO PROJETO

   Folders

 

10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

   Slides, vídeos, sites de busca – internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário