Ativ_1_2_karine
PROPOSTA
DE PROJETO
1-
IDENTIFICAÇÃO
Nome
do cursista:
|
Karine
Medeiros Souza
|
|
Nome
da Escola:
|
Escola
Municipal Ribeiro Junqueira – Leopoldina - MG
|
|
Série:
|
9º
ano do Ensino Fundamental
|
|
2-
PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA/Definição do Tema
Fases da Revolução
Industrial
|
3-
JUSTIFICATIVA
Conhecer as fases da revolução industrial
para compreender o progresso econômico da sociedade e suas conquistas
trabalhistas que interferem até os dias atuais.
Portanto,
devemos fazer com que os alunos façam um resgate crítico da importância das
revoluções industriais, bem como, os seus impactos para o meio-ambiente e as
condições de vida da sociedade.
|
4-
OBJETIVOS
|
5-
DISCIPLINAS/CONTEÚDOS
-
Será feito todo o trabalho de pesquisa
do processo da revolução industrial desde o século XVIII, separando em fases,
pesquisando direitos trabalhistas e sistema
de governo de cada época.
-
Produção de textos e apresentação oral sobre o assunto.
-
Confecção de cartazes utilizando figuras e desenhos dos recursos utilizados
em cada época;
-
Apresentação de materiais (carvão, tecidos, materiais em miniaturas como:
carros, aviões, telefones, rádios...);
-
Confecção de maquetes: ferrovias, navios, produção de energia...
-
Apresentação de novas tecnologias (computadores, celulares, ipods...)
-
Produzir folders com o cronograma da apresentação da feira para convidar o
público;
-
Pesquisar e apresentar culturas de cada fase da revolução industrial.
-
Pesquisar e apresentar as medidas que eram usadas na época para calcular
valores dos produtos;
-
Mostrar gráficos com números de produção e/ou datas dos avanços tecnológicos;
-
Pesquisar e mostrar gráficos sobre os impactos ambientais causados pela
evolução da tecnologia;
-
Pesquisar e apresentar problemas causados ao meio ambiente devido aos avanços
industriais e tecnológicos;
-
Sugerir soluções para correção desses problemas causados ao meio ambiente.
-
Pesquisar e apresentar mapas identificando cada país estudado.
-
Produzir slides com a ajuda de um professor ou funcionário capacitado.
|
6-
METODOLOGIAS/CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido com a ajuda de
professores. O trabalho de pesquisa será realizado por alunos e apresentados
em sala de aula para a turma como pré-apresentação do projeto ao público.
Cada professor deverá ficar responsável
por sua disciplina e organização de grupos.
Depois do processo de pesquisa e
pré-apresentação dos trabalhos será realizado uma feira no ambiente escolar para
os alunos apresentarem aos pais, professores, colegas e comunidade escolar
toda pesquisa realizada.
A feira será montada como estandes em
salas de aula, cada sala representará uma fase da revolução industrial.
Os covidados receberão antecipadamente os folders
para se organizarem durante a visita (saber em qual sala entrará primeiro
para acompanhar o processo da revolução).
No interior das salas de aula, serão
divididos grupos para apresentar: a história, a cultura, as pesquisas de
estatísticas, as questões ambientais e os mapas.
Os trabalhos apresentados poderão contar
com slides e pequenas produções de filmes.
O projeto será trabalhado no início do 4º
bimestre no período de 1 mês para organização, pesquisas, pré-apresentação e
dois dias com duração de 2h e 30min cada dia para apresentação da feira.
|
7-
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Livros didáticos, computadores, cartazes,
data show, materiais em geral para os trabalhos de artes, carteiras.
|
8- REGISTROS DO PROCESSO
Aula expositiva.
|
9- DIVULGAÇÕES
DO PROJETO
Folders
|
10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Slides,
vídeos, sites de busca – internet.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário