quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Tecnologia nas Escolas




Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
                  As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade.

A utilização da tecnologia dentro da escola atualmente é necessário e importante, pois a sociedade está cada vez mais competitiva e atenta ao desenvolvimento da tecnologia. Desta forma, é imprescindível que a escola caminhe junto com as tendências da sociedade, capacitando o individuo para viver nela de forma ativa.

Observo, porém, que a nossa realidade não condiz com as novas propostas, pois o sistema educacional age de forma cega aos problemas atuais da sala de aula. Para usar a tecnologia a favor da Educação é preciso torná-la realmente funcional. Vários problemas contribuem para que profissionais tenham dificuldade de inserir a tecnologia no processo educacional:

  • Tempo para professores prepararem suas aulas utilizando esse recurso, pois a maioria deles precisa trabalhar dentro da sala de aula o dia todo para tentarem melhorar a remuneração.
  • Falta de maturidade dos alunos, pois como o próprio texto diz, não basta conhecer a tecnologia, é preciso saber como aplicá-la.
  • Falta de espaço físico apropriado para o uso desse recurso, percebendo que professores perdem “tempo” para preparar o ambiente uma vez que não há sala própria.

             Acredito muito que os alunos de hoje querem e necessitam de professores que possam lhe oferecer além do “cuspe e giz”, mas a verdade é que o professor ficou de mãos atadas diante de tantos poderes dados aos alunos. Infelizmente a nossa sociedade não está preparada para as novas propostas pedagógicas impostas pelo sistema, tornando quase impossível que um professor consiga transformar a sua aula.

            Enfim, para motivar o outro é necessário que se esteja motivado. Para fazer o outro acreditar é necessário que se acredite. Para usar a tecnologia que se tanto falam é necessário dar meios que realmente funcionem.

                                                                                              Karine Medeiros Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário